UBE Blogs

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O MILÊNIO




DEFINIÇÃO: A palavra milênio vem do latim Mille, que significa mil e a-nnus, que significa ano. O termo, em grego, para mil é Chilasma, daí o Quiliasmo foi dado à fé que os crentes viveram no início da história da Igreja. E esta escatologia prevaleceu durante os três primeiros séculos da era cristã.

MILÊNIO nada mais é que reinado de cristo na Terra por mil anos.

     Devemos observar que este termo não é encontrado na Bíblia Sagrada. A lógica é: se 10 anos correspondem a uma década e 100 anos a um século, logo 1000 anos só pode equivaler ao Milênio.

                         APOCALIPSE 20:02, 03,04,05,06.

02- Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

03- E lançou-o no abismo, e ali encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
04- E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
05- Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
06- Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição, sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

                                           ISAÍAS 11:06-09

06- E morara o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará.
07- A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.
08- E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na toca do basilisco.
09- Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.



     Esta profecia nos fala de um tempo em que os animais selvagens viverão em paz com os animais domésticos, quando as serpentes não serão mais perigosas. As crianças poderão brincar em um ninho de cobra ou guiar feras selvagens sem o perigo de serem atacadas por elas. Não haverá mais necessidade da existência das escolas militares nem mesmo da fabricação dos suprimentos de guerra. As finanças destinadas às guerras serão usadas para fins pacíficos. Nesta época todos terão seu pedaço de terra, seu próprio lar, todos morarão em harmonia com seus vizinhos, não mais haverá o medo de ladrões, haverá paz mundial, pois o conhecimento do Senhor encherá a terra como as águas cobrem o mar.
     Milênio também pode ser entendido como o período em que o Senhor Jesus Cristo voltará a Terra para mostrar à raça humana como teria sido se o pecado nunca tivesse entrado no mundo, será um tempo em que Jesus Cristo reinará como rei, e o Reino de Deus será estabelecido na Terra. Haverá um único governo mundial sob a liderança de Jesus com estados, nações sujeitas a Ele. A Bíblia diz que representantes das nações da Terra virão a Jerusalém a cada ano.

                                               ISAÍAS 02:02-04

02- E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
03- E virão muitos povos e dirão: vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos caminhos dos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
04- E Ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espadas nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

                                         ZACARIAS 14:16

16- Todos os que restarem de todas as nações que vierem contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos.

     Ao longo dos anos, várias forças se levantaram com o propósito de subverter Milenismo da Igreja primitiva.

                        VISÕES SOBRE O MILÊNIO

Pré-milenismo → Alguns estudiosos creem que tudo isto está no futuro, incluindo os próprios mil anos.
Amilenismo → Outros que tudo já começou e que já estamos no período descrito como mil anos.
Pós-milenismo → Ainda outros ensinam que embora ele possa ter começado, seu cumprimento principal ainda é futuro e será visto somente quando surgir um período de paz, benção e prosperidade sem precedentes para o evangelho e a Igreja.
     Em conexão com isto, alguns creem que a próxima vinda pessoal de Cristo é anterior ao milênio (pré-), outros, que ela é após o milênio (pós- e a-). Os primeiros ensinam mais de uma vinda futura de Cristo, enquanto os últimos esperam somente uma vinda futura.

                                         OS PRÉ-MILENITAS

     Estes dividem-se em quatro grupos de acordo com o momento em que o Milênio, será implantado, em relação ao arrebatamento:

01-Visão do Arrebatamento “Mid-Tribulacional”: crê que o arrebatamento ocorrerá três anos e meio após o início da Grande Tribulação, digo, a Igreja passará pelo início da Tribulação até que se cumpra a sua metade, quando Cristo virá arrebatá-la.
02- Visão do Arrebatamento “Parcial”: o arrebatamento ocorrerá antes da tribulação, mas os crentes espirituais que aguardam o retorno de Cristo tomarão parte.

                                           HEBREUS 09:28

assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que esperam para salvação.

Os demais ficarão na Terra, passarão pela tribulação e serão levados em outro momento.
03- O arrebatamento ocorrerá somente ao final da tribulação e incluirá todos os crentes.
04- Ensina que o arrebatamento ocorrerá de uma só vez, antes do inicio da tribulação. 

                                    APOCALIPSE 03:10

10- Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra.

     E interessante concluir que outras linhas de pensamento existem além destas já citadas, e que nossas perspectivas teológicas em se tratando desse estudo baseiam-se nas visões do pré-milenismo e do pré-tribulacionismo.
     Quanto a estas linhas de pensamento, lembramos que estas posições teológicas carecem não só de fundamentação bíblica, como também estão desconectadas da realidade histórica.

HÁ OS QUE NÃO CREEM NA SEGUNDA VINDA DE CRISTO Á TERRA

     Mesmo na época dos apóstolos de Cristo já existiam aqueles que não acreditavam nesta promessa.

                                                   II PE 03:04

4- e dizendo: onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.


     E não somente naquela época, mas atualmente ainda encontramos pessoas que negam a realidade desta doutrina. Por este motivo é necessário demonstrar, através de base bíblica.

TESTEMUNHO DOS PROFETAS: ZC 14:03-05; Ml 03:01; Ez 21:26,27.

TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA: Lc 03:03-06.

TESTEMUNHO DE CRISTO: Jo 14:02-03

TESTEMUNHOS DOS ANJOS: At 01:11

TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS: Mc 13:26; Lc 21:27; IJo 03:01-03; Tg 05:07; IPe 01:07,13; Its4:13-18; Hb 09:27.

ALGUNS SINAIS PRECEDENTES DA SEGUNDA VINDA:

SINAIS NOS CÉUS → Lc 21:25a

SINAIS NA TERRA → Lc 21:25b, Mt 19:28; 24:06-08

TERREMOTOS → Mt 34:07

PESTES → Mt 34:07

GUERRAS E FOME → Mt 34:07

PROGRESSO CIENTIFICO → Dn 12:04

APOSTASIA → ITm 04:01; IITm 04:01-04; IIPe 02:01,02

TEMPOS DIFÍCEIS → IITm 03:01-05; Tg 05:01-08






3 comentários:

  1. Prezado irmão Carlos Alberto,

    Venho agradecer sua visita no meu blog, como também suas palavras, as quais muito me incentivam a prosseguir na divulgação das Boas Novas do Evangelho de Cristo.

    Permita-me sintetizar um pouco do que creio na questão escatológica e participar de alguma forma do tema abordado no seu espaço, já que ouvi muitos cristão afirmarem que o arrebatamento da Igreja só poderá acontecer após a pregação do Evangelho à toda criatura. Discordo de tal afirmativa e passo a fazer uma simples descrição do meu entendimento quanto aos acontecimentos relacionados ao futuro da Igreja.

    ETAPAS DO FIM:

    . Arrebatamento da metade da Igreja (prudentes)e recebimentos de galardões segundo obras verdadeiramente evangelísticas.

    . Retorno de Cristo com a Igreja glorificada para salvar os remanescentes judeus que se arrependeram de ter rejeitado o Messias, os quais clamarão pelo Seu socorro no fim da grande tribulação.

    . Prisão do falso profeta e do anti-cristo para estabelecer o governo de Cristo na terra, num período de mil anos, juntamente com a Igreja glorificada.

    . Os judeus de corpos não glorificados pregarão o Evangelho do Reino a todas as nações, as quais pela ausência do mal, ou seja, pela prisão de satanás e do falso profeta, aceitarão de bom grado o referido Evangelho.

    . Com o fim do Milênio, Satanás será solto para provar a conversão de cada um, pois nesse período as conversões ocorrerão pela ausência do mal e não por fé.

    . Os que passarem para o lado de Satanás, farão guerra contra Cristo na grande batalha do Armagedom e serão todos lançados no lago de fogo, inclusive os que não estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

    . Por fim, todos os salvos com corpos glorificados não necessitarão mais da terra, posto que, a mesma será destruída e habitaremos para sempre na Jerusalém Celestial.

    CONCLUSÃO: Oremos e vigiemos, pois o arrebatamento da Igreja poderá ocorrer a qualquer momento. Porquanto, o mesmo não está atrelado a pregação do Evangelho a toda criatura, a qual só ocorrerá no final do milênio, conforme exposição acima.

    Paz Seja Contigo,
    J.C.de Araújo Jorge

    ResponderExcluir
  2. MEU IRMÃO OBRIGADO POR SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO NESTA OBRA. ASSINO EM BAIXO, POIS CONCORDO PLENAMENTE COM SEU ENTENDIMENTO DA PALAVRA DE DEUS NA QUESTÃO ESCATOLÓGICA AQUI PUBLICADA. QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR E A TE USAR.

    ResponderExcluir
  3. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Participe, critique, faça perguntas( em caso de dúvidas ). Pois este site foi feito para você.