UBE Blogs

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

VII- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM LAUDICÉIA




                               APOCALIPSE CAPÍTULO 3


14- Ao anjo da igreja em Laudicéia escreve: estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

     Amém, significado em grego: firme, inamovível ou confiável.
O Senhor se apresentou a cada uma das sete igrejas, se referindo, respectivamente, ao que Ele é  e ao que Ele faz, de acordo com o perfil de cada uma. Quanto à igreja em Laudicéia, Ele se referiu a Si mesmo como o Amém. O Senhor é Aquele que é firme, inamovível e confiável, Ele é a testemunha fiel e verdadeira.
  
15- Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente.

     Isto quer dizer que: Laudicéia transigia em caráter como o mundo se assemelhava à sociedade ímpia.

16- Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

     O Senhor não estava satisfeito com Laudicéia pelo motivo dela viver de aparências e mentiras. Caso Laudicéia fosse fria, buscaria o calor de um avivamento; se fosse quente, divulgaria esse avivamento por toda a terra. Sendo porém, morna, torna-se inacessível a Deus e à Sua Palavra.

17- pois dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

     Essa igreja era soberba e arrogante. Comportava-se como uma pessoa tola, por possuir uma boa renda financeira, acreditava que não precisava de nada e de ninguém, mas a visão que Deus tinha dela era a verdadeira característica que ela refletia espiritualmente: infeliz, miserável, pobre, cego e nu.
  
18- Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

     O pastor de Laudicéia estava nu. E pior é que não reconhecia que estava desfilando diante das ovelhas, mesmo em trajes de gala, despido. Foi necessário que o próprio Senhor enderessasse-lhe uma carta apontando-lhe sua nudez, pobreza e cegueira espiritual.

19- Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois zeloso e arrepende-te. 20- Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. 21- Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

     E através desta carta é refletido o amor do Senhor por Laudicéia. Mas haveria oportunidade para Laudicéia reverter o quadro de sua vida espiritual em que vivia diante de Deus. Este era um alerta para que não sucedesse situações piores e irreversíveis. Ao que vencer o Senhor concederá o privilégio de sentar-se com Ele em seu trono. Já parou para imaginar isso? 



ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA EM LAUDICÉIA E QUE FAZEM PARALELO COM A IGREJA ATUAL



     Nós homens, com facilidade, temos por costume virarmos as costas , desprezarmos igrejas que apresentem um comportamento comparado ao da igreja de Laudicéia. Admitimos de imediato que aquela igreja é um caso perdido, começamos a criticá-la, e se pudéssemos destruí-la, assim o faríamos. Agimos desta forma por sermos homens e homem tem estas tendencias, mas o Senhor Jesus não, Ele é Deus e tem outras visão. O homem vê por fora e o Senhor vê também por dentro  e sabe discernir os sentimentos. Observe que Ele não desistiu de Laudicéia, pelo contrário: mostrou-lhe o caminho para sair daquela situação pecaminosa em que se encontrava e indicou-lhe o remédio para lhe se curar. 
     Hoje temos visto muitas igrejas comparadas à Laudicéia. Não há necessidade de citarmos exemplos, basta ouvirmos ou lermos o noticiário. É o suficiente para quando menos esperamos depararmos com notícias que explodem como uma bombas, que explodem no noticiário como escândalos envolvendo líderes evangélicos, igrejas evangélicas, enfim. Notícias que abalam a estrutura dos verdadeiros fiéis e entristecem a Igreja do Senhor Jesus, pois dentro da igreja existe outra Igreja, esta sim subirá no arrebatamento com o Senhor nos ares. 



                         TESTEMUNHO PESSOAL


     Ao longo de meus anos como cristão, tenho visto a Igreja do Senhor progredir, prosperar. Lembro-me dos anos quando eram poucos os "bíblias" (termo usado por alguns ímpios para identificar os protestantes a aproximadamente 40 anos atrás), Os templos evangélicos eram poucos, uns distantes dos outros, os cristãos eram muito mais discriminados, perseguidos e quase ninguém queria ser cristão, algumas pessoas tinham vergonha de frequentar os cultos nas igrejas. Não que hoje não haja pessoas que ainda conservam estes comportamentos, mas o número delas diminuiu bastante. As pessoas já não se referem às igrejas evangélicas como naquela época. Muitos até zombavam. 
     Hoje, de um lado fico feliz de poder contemplar o número de templos evangélicos que existem, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, que é minha cidade de origem, de outro lado fico triste de ver como aumentaram o número de falsos profetas, homens que se dizem santos, fiéis homens de Deus e na realidade não são nada disso. Mostram ser uma coisa, como na igreja de Sardes, mas na realidade são outra. Outros querem servir a Deus e à maçonaria. E para agravar ainda mais a situação, alguns deles, pastores de renome ocupam cargos importantes em meio ao povo de Deus. Os outros, que não se contaminaram, muitos têm receio de denunciar, pois os poucos que agiram desta maneira sofreram retalhações através de ameaças  até de morte, outra parte não têm interesse nesse tipo de questão, não está incomodando, existem também os desenformados, que nem tomaram conhecimento desses fatos. Pergunto eu: onde é o ceu que este povo quer ir morar afinal ? Tanto os que praticam o pecado como os que omitem, estão em pecado,
 Tg 4:17 aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. 

 Deus não tem compromisso com covardes. Deus não nos deu espírito de medo,nem de covardia, 

2Tm 01.07 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 

Lembrem-se como  o Senhor exortou a igreja de Pérgamo e de Tiatira? Pérgamo aceitava tudo sem reclamar de nada. Achava que fazendo "vista grossa" tudo iria ficar bem. Deus iria tomar providencia. E Tiatira fazia a mesma coisa em relação à Jezabel. Aceitava caladinha que Jezabel uma falsa profeta ensinasse o povo de Deus e automaticamente o contaminasse. Até quando amado leitor, iremos ver, ouvir e fingirmos que nada está acontecendo?. Nós temos a obrigação de lutarmos pelo nome de Jesus. E somos sabedores que o joio só irá ser separado do trigo no momento de Deus, esse serviço é dEle, mas não podemos permitir que o joio entre na frente da Igreja do Senhor, pois a Igreja é santa.

 Hb 12.14 Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. 

Mas eu louvo a Deus porque em meio a estes tipos de crentes citados acima existem também os crentes "Filadélfia". A igreja que levou este nome foi a igreja que o Senhor não teve o que reclamar, lembra?  Estes são poucos atualmente, mas louvo a Deus porque são eles que formam a Igreja do Senhor na terra.  Oro a Deus para que em algum momento a Igreja se desperte para o que o diabo está fazendo em nosso meio através dos falsos profetas e aqueles que nada podem fazer para inibir seus projetos, pelo menos orem a Deus para que o Senhor  faça. Este é o meu testemunho pessoal, a preocupação que tenho de ver que vivemos os mesmos problemas que  as sete igrejas da Ásia sofreram. Deus já nos ensinou o caminho, já nos mostrou o remédio para curar esse mal, basta somente obedecermos. Igreja do Senhor não se cale. Ore.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe, critique, faça perguntas( em caso de dúvidas ). Pois este site foi feito para você.