UBE Blogs

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

I- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM ÉFESO.


           I- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM ÉFESO. 



                            APOCALIPSE CAPÍTULO 02

Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: ...
Neste trecho do versículo primeiro o Senhor Jesus deu ordens ao apóstolo João, que se encontrava exilado na ilha de Pátmos, por volta do ano 95dC, para que escrevesse ao pastor da igreja de Éfeso, o qual o Senhor chamou através da carta de anjo ,porém, antes de João começar a escrever esta, o Senhor referiu-se aos pastores em figura de estrelas  ap 01:16. As sete estrelas significam os pastores das sete igrejas na Ásia Menor.

1- Ao anjo da igreja em Éfeso, escreve: estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
Foi usando estas palavras, que foram literalmente ditadas pelo Senhor Jesus ao apóstolo João, que Ele se identificou ao pastor da igreja em Éfeso. Ap 01:11.

2-  Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3- e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Os elogios feitos pelo Senhor à igreja de Éfeso: 1º- com estas palavras o Senhor Jesus estava dizendo à igreja que o seu trabalho prestado a ela estava diante dEle; Ele estava observando-o, 2º- perseveravam e sabiam esperar, 3º- o Senhor elogia também a pureza deles, dizendo que eles ao invés de tolerarem àqueles que eram maus, expulsavam os mentirosos da igreja; que se diziam apóstolos e não eram, 4º- sofriam, mas não desistiam. 

4- Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
As escrituras nos dão a entender nestes versículos que os Efésios estiveram durante certo período muito ocupados com certas atividades. Como exemplo podemos citar: a própria obra de Deus, sacrifícios, suportando dificuldades, enfim. Eles acabaram perdendo o Senhor Jesus de vista, apesar de terem aprendido muito bem a Palavra de Deus, a obra já não era feita focada nEle. O Senhor não estava mais no centro de suas vidas.
O apóstolo Paulo elogiou esta mesma igreja pelo seu amor a Deus e aos semelhantes Ef. 01:15, mas isto foi em outra geração. Muitos dos membros daquela época já encontravam-se na glória com o Senhor.  Daí a igreja continuou o seu trabalho. Ocupou-se tanto, fez tantos benefícios próprios e pela comunidade, mas seus motivos eram errados. A obra de Deus deve ser motivada pelo amor; se for de outra maneira sua duração será de pouco tempo.

5- Lembra-te, pois de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 
O Senhor exortou aos Efésios a lembrarem-se de onde aconteceu o desvio e consertarem o mesmo. Ou melhor: os Efésios deveriam voltar a realizarem as primeiras obras. Caso contrário, Ele tiraria daquela igreja o seu candeeiro (produzia iluminação necessária para os sacerdotes enxergarem) e dessa forma teriam sua luz extinguida.

6- Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Os nicolaítas viviam baseados em uma crença herética, ensinada pelo homem, que tinha o nome que deu lugar a este, "Nicolau", foi um dos primeiros sete diáconos escolhidos pela igreja primitiva. Eles viviam uma fé comprometida a fim de gozar das práticas pecaminosas da sociedade de Éfeso.

7- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
Havia uma condição para que a promessa se realizasse. Era necessário que o primeiro amor da igreja fosse restaurado. Ao comerem da árvore da ciência do bem e do mal, Adão e Eva desobedeceram à ordem divina. Por esse motivo foram expulsos do Jardim do Édem e proibidos de comer da árvore da vida. Na nova terra todas as pessoas comerão da árvore da vida e viverão eternamente. As promessas para esta igreja foram duas: na primeira Ele prometeu o paraíso e na segunda que nos daria do fruto da árvore da vida, pois estas promessas se estendem para toda a Igreja do Senhor. 


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA EM ÉFESO E QUE FAZEM PARALELO COM A IGREJA ATUAL

     A igreja em Éfeso em certa fase de sua existência trabalhou pelo nome do Senhor Jesus, sabia esperar com perseverança pelas promessas do Senhor, sem murmuração, não toleravam misturas na igreja, era uma igreja pura, conhecia na profundidade a Palavra de Deus, pois teve como pastores homens que foram grandes teólogos. Por exemplo: Paulo, Apolo, Timóteo e o apóstolo João. Apesar de esta igreja ter adquirido todas estas qualidades, todo este conhecimento e ter sido tão abençoada pelo Senhor, ela já não o amava mais como no princípio. E o Senhor advertiu-a severamente, declarando que a mesma havia deixado o primeiro amor. O fervor da igreja já não existia. 
     Hoje em dia também podemos observar igrejas que passam pelo mesmo problema que a igreja de Éfeso passou: estão frias a nível espiritual, não trabalham com alegria do Espírito na obra de Deus, não conseguem sentir a presença do Senhor, perderam a unção, o brilho, suas palavras são vazias, perderam a inspiração dada por Deus, enfim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe, critique, faça perguntas( em caso de dúvidas ). Pois este site foi feito para você.