UBE Blogs

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

IV- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM TIATIRA


        IV- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM TIATIRA. 


                     APOCALIPSE CAPÍTULO 2


18- Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

     Uma parte da igreja em Tiatira estava contaminada com o paganismo. Este é o motivo porque Jesus escolheu aqui o título de Filho de Deus, que é superior ao título escolhido em Ap 1:13 quando se denomina "Filho do Homem". Ao mesmo tempo Ele recordava a igreja de que Deus é o seu dono legítimo. Jesus descreve seu corpo glorificado representando sua segunda vinda, pois é assim que Ele virá para julgar as nações. Em outras palavras Ele está falando que olhará para ela com extremo juízo devido ela ter permitido a infiltração de falsas doutrinas dentro de si, ensinando-as aos seus servos Ap 02:20.

19- Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

     O Senhor elogiou a igreja, pois ela trabalhava para Ele com: alegria, amor, confiança em Sua Pessoa e não fracassava em meio às provas, pelo contrário, ao invés de desistirem, eles aprenderam a tirar forças da fraqueza e foi praticando este aprendizado que conseguiram aumentar suas obras.

20- Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21- Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22- Eis que prosto de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23- Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

     Através de sua infinita misericórdia, o Senhor concedeu um periodo à Jezabel e aos que com ela pecaram para que se arrependessem de seus pecados. O nosso Deus não muda. Ele continua nos dando tempo para nos arrependermos e amarmos a Ele da maneira em que a Bíblia nos ensina Mt 22: 37,38.

     O Senhor alertou à igreja sobre o que aconteceria, caso não mudasse de atitude; uma série de juízos cairia sobre ela.

24- Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de satanás: outra carga não jogarei sobre vós; 25- tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. 26- Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações. 27- e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; 28- assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. 29- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

     Existiam na igreja de Tiatira aqueles que não contaminaram-se com os ensinamentos de Jezabel, manteram-se firmes na Palavra de Deus. E Deus orienta-os através desta carta a perseverarem em suas posições, pois se obedecessem até ao fim receberiam prêmios.


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA EM TIATIRA E QUE FAZEM PARALELO COM A IGREJA ATUAL


     Jezabel ensinava em Tiatira uma nova doutrina, pode-se comparar à velha mentira do diabo Gn 03:05. Ela apresentou à igreja daquele local um ensinamento novo e conseguiu seduzir a muitos com suas mentiras e prostituições. Fato ainda existente em nosso meio através de  falsos mestres envolvidos com algumas igrejas, profetizando, ensinando e seduzindo a muitos com suas doutrinas diabólica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe, critique, faça perguntas( em caso de dúvidas ). Pois este site foi feito para você.