UBE Blogs

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

III- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO.


      III- COMENTÁRIO SOBRE A IGREJA EM PÉRGAMO.



                       APOCALIPSE CAPÍTULO 2



12- Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:

     O Senhor revela sua profunda autoridade e seu poder para fazer seu supremo juízo. O Senhor já falava de forma profunda da futura separação entre os crentes e os incrédulos, este evento também envolve o poder da espada.

13- Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde satanás habita.

     Pergamo acolhia quatro seitas idólatras, a saber: a zeus, dionízio, asclépio e atenas. Por este motivo era conhecida como cidade onde está o trono de satanás. O imperador romano fazia exigências que o adorassem como a um deus. E mesmo diante de tanta pressão e de viver diante de um cenário tão infernal, a igreja mantia-se firme no propósito de fidelidade ao Senhor. A pressão aumentou a tal ponto que mataram o irmão Antipas (servo do Senhor, membrado na igreja de Pérgamo), por não renunciar o nome do Senhor Jesus.

14- Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. 15- Outrassim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.

O Senhor chamou a atenção de alguns membros desta igreja porque estavam tolerando os que ensinavam ou praticavam coisas contrárias à Palavra de Deus.
O ensinamento básico de Balaão era confundir os assuntos espirituais e morais com interesses materias Nm 22: 24; 25: 01, 03; 31:16. Em outras palavras: a doutrina de Balaão refere-se portanto, à mestres e pregadores corruptos que, em Pérgamo levavam suas congregações à transigência fatal com imoralidade, ao mundanismo e às falsas ideologias; tudo por amor à promoção ou vantagem financeira. 

16- Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. 17- Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.
   
     Esta espada representa o castigo de Deus. O Senhor fez promessas para aqueles que vencessem . O maná escondido significa alimento espiritual, que todos os crentes fiéis receberão; quanto à pedrinha branca, supõe-se que seja um simbolo do alimento dos crentes ou da vida eterna. 


ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA EM PÉRGAMO E QUE FAZEM PARALELO COM A IGREJA ATUAL


     A situação atual da igreja brasileira não se diferencia muito da igreja de Pérgamo, pois continuamos cercados de seitas macabras e malignas, mais do que naquela época, nos encontramos cercados de cristãos frequentadores de reuniões secretas, inclusive muitos deles de renome e ocupando cargos de liderança na Igreja do Senhor. Existem líderes em nosso meio que torcem a Palavra do Senhor, alimentando-se  de artifícios teológicos e hermenêuticos, apresentando aos santos uma teologia permissiva e eticamente tolerante. Não são poucas as ovelhas que têm os seus bens extorquidos pelos espertalhões. 
     Em Pérgamo haviam aqueles que toleravam os que ensinavam ou praticavam coisas contrárias à Palavra de Deus, e hoje, muitos de nós fazemos o mesmo. À proporção em que tomamos conhecimento de fatos como  esses e não tomamos nenhuma providência, não reagimos com medidas contrárias, estamos permitindo e automaticamente praticando o pecado de omissão.

 Tg 4:17 aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. 

 Reflexão: Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada ...(Edmund Burke). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Participe, critique, faça perguntas( em caso de dúvidas ). Pois este site foi feito para você.